Estudantes da rede pública do DF protagonizam desfile de 7 de setembro
- André Procópio de Brito Franco

- 8 de set.
- 2 min de leitura
Apresentações das escolas públicas exaltaram pluralidade cultural brasileira
Por Agência Brasília

Estudantes da rede pública do Distrito Federal participam do desfile cívico em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil, realizado na Esplanada dos Ministérios | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF
Em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil, o tradicional desfile de 7 de Setembro contou com a participação expressiva de estudantes da rede pública do Distrito Federal neste domingo (7/9). Ao todo, 795 alunos de dez escolas públicas e uma instituição privada desfilaram, trazendo coreografias e apresentações culturais temáticas.
O tema do desfile deste ano foi "Brasil Soberano", fazendo alusão à importância da preservação ambiental e à realização da COP30 em Belém, no Pará. As unidades escolares incorporaram a temática em suas apresentações, exaltando as diferentes culturas regionais brasileiras e destacando a importância da preservação de uma das maiores riquezas nacionais: o meio ambiente e a biodiversidade brasileira.

Desfile de 7 de setembro enfatizou a soberania do Brasil além dos avanços do país: SUS e a saída do mapa da fome. Foto: Ricardo Stuckert / PR
A Escola Classe (EC) Sítio das Araucárias, uma unidade rural de Sobradinho, prestou uma homenagem à Amazônia e aos trabalhadores rurais do Brasil, com estudantes utilizando vestes características e apresentando uma coreografia especial.
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, acompanhou o desfile da arquibancada junto com outros servidores da Secretaria de Educação do DF.
Tradição
A tradição das bandas marciais foi um dos pontos altos da participação escolar. O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 do Gama, que mantém sua banda marcial ativa desde 1999, demonstrou o resultado de meses de preparação com uma apresentação cultural vibrante que contagiou todo o público do desfile.
O grupo fez referência ao frevo brasileiro, utilizando os guarda-chuvas característicos do ritmo ao som da canção "Anunciação", de Alceu Valença. "Estamos ensaiando desde o início do ano nossa apresentação e fizemos o nosso melhor", afirmaram as alunas Sofia Marques, 13 anos, e Carolina Vitória, 12 anos, integrantes da banda.
Para muitos estudantes, a participação no evento representa um momento de orgulho e integração. Letícia Magalhães, 13 anos, aluna do CEF 11 do Gama e integrante do corpo coreográfico, não escondeu a empolgação em sua estreia: "É meu primeiro desfile nessa escola, entrei esse ano. Estou muito ansiosa e feliz de estar aqui. Quero participar outras vezes."
*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)





Comentários