top of page

brasília tur

O que fazer: Brasília

brasília aérea.webp

O que fazer em Brasília – 32 pontos turísticos da capital

Confira atrações e atividades imperdíveis:
Pontão do Lago SulCatedral MetropolitanaMuseus especializadosParques, Torre de TV, Memorial JK,

Congresso Nacional, Esplanada dos Três Poderes, Palácio da Alvorada, Torre Digital

Oferecimento:

RVPlac.png

Saiba onde ir e o que fazer em Brasília, conheça seus principais pontos turísticos.

Por: Jair Prandi 

brasilia-ponte-jk 1.webp

Saiba o que fazer em Brasília a turismo, conheça seus principais pontos turísticos e dicas de passeios na capital do Brasil.

Rica em arquitetura modernista, Brasília é uma cidade peculiar em todos os aspectos. Nossa Capital Federal foi a única cidade moderna do mundo até agora a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Entre as suas atrações mais visitadas estão os inúmeros projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e urbanísticos de Lúcio Costa.

Vista aérea da Ponte JK e entorno

A cidade de Brasília nasceu em 1960, quando o então presidente Juscelino Kubitschek decidiu construir uma cidade planejada no meio do nada. Assim nasceu Brasília, em pleno cerrado do Planalto Central, para ser a capital brasileira, com largas avenidas, imensos canteiros e jardins.

As construções surpreendem pelo modernismo, cheias de curvas e ângulos arrojados. Os principais monumentos e edificações diferenciadas encontram-se no Eixo Monumental, desta forma, fica muito fácil visitá-los em sequência.

brasilia-aerea-catedral 1.jpg

Vista aérea da região da Catedral de Brasília – Imagem: Portal da Copa

Quando ir à Brasília

praca-tres-poderes-monumento-candangos.webp

A capital brasileira se encontra numa região, que geralmente apresenta baixa umidade e um longo período de estiagem, com duas estações bem definidas: seca e chuva.

Estação seca (de maio a setembro): A seca inicia em maio, quando a vegetação ainda está verde, o clima está ameno, ótimo período para visitar a cidade.
Em julho, já se percebe a falta das chuvas e a baixa umidade começa a incomodar. Já em meados de setembro (no auge da seca), o clima parece o de um deserto.

Praça dos Três Poderes – Monumento aos Candangos

Estação chuvosa (de outubro a abril): O período que mais chove é entre novembro e janeiro, portanto, o menos indicado para fazer turismo em Brasília.Obs: Para quem quer fazer turismo em Brasília, é melhor nos finais de semana, quando os hotéis (que costumam ser ocupados por executivos) baixam sua lotação e costumam baixar os preços das diárias. Nos finais de semana fica também bem mais tranquilo para circular pelos pontos turísticos de Brasília.

Onde fica Brasília: Como chegar

Brasília fica bem no centro do país, na região conhecida como Planalto Central. Fica no Distrito Federal, uma área localizada dentro do estado de Goiás no centro-Oeste do Brasil.

É muito fácil chegar a Brasília! O Aeroporto Internacional de Brasília (Presidente Juscelino Kubitschek) recebe e distribui mais de 400 voos diários. Há voos para todas as regiões do país, além dos internacionais. Só perde em movimento perde para o aeroporto de Guarulhos.

brasilia-congresso-nacional.jpg

Congresso Nacional – Brasília

​Por estrada, Brasília conta com várias rodovias que terminam na capital. As mais importantes, são: BR-040, BR-060, BR-020 e BR-070, que ligam principalmente com Goiânia e Belo Horizonte e se ramificam com o resto país.​

Brasília fica a 1008km de São Paulo, 1167km do Rio de Janeiro, 740km de Belo Horizonte e 208km de Goiânia.

Onde ficar em Brasília – Hotéis e apartamentos

onde-se-hospedar-em-brasilia.webp

No geral, é um pouco caro para se hospedar na cidade. Devido à grande procura pelo turismo de negócios, os hotéis estão quase sempre lotados durante a semana.


Para quem quer fazer turismo, a melhor opção é nos finais de semana, quando os hotéis costumam baixar os preços das diárias.

A maioria dos hotéis está nos setores hoteleiros Sul e Norte, próximo da maior parte dos pontos turísticos. As atrações são em sua maioria concentradas, e 2 dias são suficientes para conhecer a cidade.

Setor Hoteleiro Norte de Brasília à esquerda e Sul à direita

O que fazer em Brasília – Pontos turísticos da capital

As principais atrações da lista do que fazer em Brasília são os prédios do governo e marcos arquitetônicos arrojados, com seus desenhos, curvas e linhas diferenciadas. Porém, a cidade também oferece opções ligadas à natureza, áreas verdes e parques.

O que fazer em Brasília: Pontos turísticos arquitetônicos

Catedral Metropolitana de Brasília

catedral-brasilia.jpg

Inaugurada em 1970, e projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral possui um formato único, tem 40 metros de altura, formada por 16 colunas curvas de concreto que se unem no centro.

As estátuas em bronze dos quatro evangelistas guardam a entrada da igreja, que tem seu acesso por uma rampa em declive para o subsolo. O interior da Catedral é muito bem iluminado pela luz natural vinda dos vitrais coloridos do teto.
Visitação: Todos os dias, das 8h às 18h – Externa e interna livre

Congresso Nacional

Sede do Poder Legislativo Brasileiro, o Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e possuem em seu interior, um vasto acervo cultural e paisagístico. Os 2 edifícios em forma de H tem 28 andares e abrigam atividades administrativas.

Na cúpula convexa se encontra o plenário da Câmara dos Deputados e na côncava, o do Senado Federal. Ao redor dos edifícios principais, encontram-se os anexos.

Visita externa: Livre.
Visita interna guiada: Todas as visitas no interior do Congresso são gratuitas, porém, com acompanhamento de um guia, e em algumas situações é necessário agendar.

congresso 2.jpg

Ponte JK

ponte-jk-brasilia-1 (1).webp

A Ponte Juscelino Kubitschek é uma obra do arquiteto Alexandre Chan, um exemplo de arquitetura arrojada, formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas. A ponte JK tem 1200 metros de extensão e liga as saídas do Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul.

Arquitetura diferenciada da Ponte JK

Praça dos Três Poderes, Mastro da Bandeira, Espaço Lúcio Costa, Museu histórico de Brasília e Panteão da Pátria

Obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a Praça dos Três Poderes é um espaço amplo (tem 120 x 220 m) que abriga as sedes dos três poderes: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).

Na praça há algumas esculturas: Os Dois Candangos (no centro dela), considerada um símbolo de Brasília; A Justiça (em frente ao STF); a cabeça de Juscelino Kubitscheck, (na fachada do Museu Histórico de Brasília); o Pombal; a Pira da Pátria; o Marco Brasília; e o Mastro da Bandeira, que tem a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo.

Dois Candangos.jpg

Praça dos Três Poderes – Monumento aos Candangos

museudacidade.webp

O Museu da Cidade foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1960 para preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. Possui uma exposição permanente com inscrições históricas.

No subsolo da praça, próximo ao STF, se encontra o Espaço Lúcio Costa, que abriga a enorme Maquete de Brasília.
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca.

Praça dos Três Poderes – Museu da Cidade

Ao lado da bandeira também se localiza o Panteão da Pátria, uma coleção permanente de obras que homenageiam os heróis nacionais. Visitação: de terça a domingo, inclusive feriados, das 09h às 18h. Entrada franca.

Palácio do Itamaraty

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto é uma obre de Oscar Niemeyer, inaugurado em 1960 para ser a sede do Poder Executivo, local de trabalho do Presidente da República. Rodeado por um espelho d’água, tem seu acesso feito por uma rampa entre pilares que mistura linhas retas com curvas.

No primeiro andar estão as salas nobres e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar.

Palácio do Planalto.jpg

Praça dos Três Poderes – Palácio do Planalto

Os anexos abrigam uma biblioteca importantes obras de arte e mobiliário de alta categoria.

Visitação: Visitas guiadas acontecem aos domingos das 9h30 às 14h30, para grupos de até 30 pessoas com duração de 30 minutos. Entrada franca.

Itamaraty.webp

Projeto de Oscar Niemeyer, o Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. À sua frente e ao lado, o espelho d’água apresenta um belo paisagismo assinado por Roberto Burle Marx.

No local fica uma escultura de mármore nomeada de “Meteoro” que representa os cinco continentes. Possui jardins internos e salas com obras de arte presenteadas por personalidades e embaixadas estrangeiras.

Nota: As visitas estão temporariamente suspensas. Para informações atualizadas, consultar o site do Itamaraty.

Praça dos Três Poderes – Palácio do Itamaraty

Palácio da Justiça

Mais uma obra de Niemeyer, o Palácio da Justiça é a sede do Ministério da Justiça e possui arcos e espelho d’água parecido com o do Itamaraty, mas o diferencial são as lajes curvadas que formam cascatas artificiais presentes na fachada principal.
Visitação: Somente na área externa.

palacio-da-justica-ebc imágem Bernadete Alves.jpg

Praça dos Três Poderes – Palácio da Justiça Foto : Bernardete Alves

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal.webp

Projetado por Oscar Niemeyer, possui colunas externas que seguem o mesmo modelo dos palácios do Planalto e do Alvorada.

 

O STF possui obras de arte distribuídas por seus espaços e um museu com um plenário da antiga sede do Rio de Janeiro, repleto da história das leis e constituições do Brasil.

Visitas guiadas: É possível visitar o STF de segunda a sexta através de agendamento através do site do Supremo Tribunal federal.

Praça dos Três Poderes – Supremo Tribunal Federal Reprodução/Flickr)

Palácio da Alvorada

Mais uma obra de Oscar Niemeyer, o Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente do Brasil. É uma das mais importantes obras da arquitetura de Brasília. Foi o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital,

inaugurado em 30 de junho de 1958.
Visitação: externa durante o dia e visitação interna às quartas-feiras das 15h às 17h. As 14h começa a distribuição das 300 senhas disponíveis. Entrada franca.

Não visitamos o palácio, para mais informações, recomendamos o artigo do blog Mapa na Mão, bem completo sobre a visita ao Palácio da Alvorada.

palacio-da-alvorada.jpg

Palácio da Alvorada - Reprodução/Melhores Destinos

Palácio do Buriti

Palácio do Buriti Flickr Francisco Aragão.jpg

Projeto de Mauro Jorge Esteves, o Palácio do Buriti é sede do Governo do Distrito Federal.

 

Em sua frente há uma réplica da Loba Romana, em bronze, e a escultura “Forma Espacial do Plano”.


Visitação: O Palácio não oferece visitação interna, mas conta com uma bela praça revitalizada.

Palácio do Buriti Flickr Francisco Aragão

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Também conhecido como Mané Garrincha, o Estádio Nacional de Brasília foi todo reconstruído para Copa do Brasil 2014, no local do antigo estádio de 1974. Com capacidade para 71.400 pessoas, o estádio possui um design diferenciado, com 288 colunas de concreto aparentes em sua parte externa e sua cobertura convexa.

O estádio é o principal componente do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet.

Visitação: Os turistas podem visitar a área interna todos os sábados das 09:00 às 11:30. Em outros dias, somente se tem acesso à área externa.

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.jpg

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Viagens e Caminhos

bottom of page